Please reload

Posts Recentes

Neste espaço iremos apresentar novidades sobre diagnósticos, possíveis tratamentos e tudo que puder orientar e ajudar pacientes e familiares. Em linha...

Bem vindos ao Blog dcjBRASIL!

February 13, 2017

1/1
Please reload

Posts Em Destaque

RT-QuIC: um possível aliado no diagnóstico das Doenças Priônicas

6 Mar 2017

Como já dito aqui algumas vezes, ainda não há um exame com alta sensibilidade e especificidade para as Doenças Priônicas independente de certas variáveis, como o Códon 129. De fato, o diagnóstico definitivo só é dado através de exames laboratoriais usando o tecido cerebral após a morte do paciente. O uso de um biomarcador que consiga detectar casos dessas doenças em estágios iniciais é fundamental para ações de saúde pública bem como para um tratamento mais eficaz.

 

Ao longo de quase uma década, o RT-QuIC (Real-Time Quaking-Induced Conversion) vem se demostrando como uma promissora ferramenta para o diagnóstico destas enfermidades, aproximando-se de 100% de especificidade. Isso quer dizer que a chance de falso positivo, ou seja, um caso de outra enfermidade ser notificada como Doença Priônica é quase zero.

Nos Estados Unidos, por exemplo, o National Prion Disease Pathology Surveillance Center, adicionou recentemente o RT-QuIC como novo teste para detectar a forma anormal da Proteína Príon, entretanto, este teste ainda não foi validado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

 

Apesar de o RT-QuIC ser uma boa promessa para o diagnóstico das Doenças Priônicas, vale salientar que devemos melhorar a educação dos profissionais de saúde, pois o uso desta ferramenta só se dará quando o médico suspeitar do caso e para isso, precisa conhecer bem as características clínicas dessas desordens.

 

Para mais informações sobre RT-QuIC, ler recentes artigos sobre o tema aqui.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Arquivo
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2017 por dcjBRASIL